Páginas

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

III Semana Literária - 2011

A ampliação dos estudos da leitura como ciência revela que ler implica em fatores que vão além do código escrito e estão em estreita interação com atividades do pensamento e aprendizado em geral.

Entende-se a aprendizagem como atividade do indivíduo para modificar e elaborar mentalmente estruturas cognitivas que configuram no mundo por meio da categorização de seres, objetos ou evento com os quais ele se interage.

O livro, sujeito e objeto da ação cultural e meio de comunicação, é o que mais favorece a concentração necessária para que o aluno classifique e organize devidamente as categorias em sua mente. Por isso, se propõe como procedimento metodológico, a neutralizar a complexidade do ato de ler, ou seja, de criar uma prática de leitura.

O ato de ler deve ser uma prática incorporada à educação e não apenas uma aquisição de informações e conhecimentos. O livro ajuda o aluno a desenvolver sua personalidade e seu comportamento afetivo, exercita seu espírito crítico, libera a mente de preconceitos e discriminações e o orienta para a compreensão objetiva dos fatos, motivando-o a participação ativa na sociedade em que vive.

A leitura é um processo fantástico iniciado muito antes de a criança entrar na escola. Seu mundo está envolto em sons, imagens e histórias ouvidas que são incorporadas ao seu imaginário.

Todo esse manancial fantástico povoa o mundo infanto- juvenil e está presente nas obras literárias indicadas e devem ser aproveitadas e exploradas em ações pedagógicas no cotidiano escolar.

II – JUSTIFICATIVA:

A III Semana Literária 2011 do Centro Educacional João Paulo II traz o tema “Memória e Expressão Amazônica: navegando na literatura paraense” e, tem por finalidade estimular a leitura, a criticidade e o intercâmbio com a comunidade escolar.

O evento contará com exposições diversas, apresentações artísticas e culturais, bem como produções textuais dos alunos.


III – OBJETIVO GERAL: Oportunizar momentos em que os alunos participem de diversas manifestações artísticas e culturais para valorização e resgate da cultura paraense. Nessa semana é possível vivenciar, pensar e fazer arte, aliando prazer e aprendizagem.


IV _ PROGRAMAÇÃO:

19/10/11


* MANHÃ: 8H as 11h30’

Momento de abertura

EDUCAÇÃO INFANTIL: As Apresentações e atividades desta modalidade acontecerão em consonância com o tema proposto, e, portanto, estarão voltadas as lendas folclóricas paraenses.


* Os alunos do 1º ao 4º ano farão atividades relacionadas ao tema no contexto de sala de aula.

* Lembramos que, essas atividades serão colocadas em exposição durante o evento.


* TARDE: Das 14h às 17h (mesmo roteiro da manhã)

20/10/11


GINCANA LITERÁRIA:


MANHÃ: turmas


EQUIPES:

Benedicto Monteiro

Salomão Laredo

1º ano (Késia)

1º ano (Érika)

3º ano (Luciana)

3º ano (Sílvia)

4º ano (Viviane) PB

4º ano (Sandra) TA

2º ano (Luciane Luciano)


TARDE: turmas


EQUIPES:

Jorge Ramos

Mª Lúcia Medeiros

Gerson Guimarães

1º ano (Eliselma)

1º ano (Tanise)

1º ano (Mirley)

2º ano (Antonia)

2º ano (Delane)

2º ano (Jousiele)

3º ano (Sandra)

3º ano (Karla)

4º ano (Edwirges)

1º ano (Margarida)

2º ano (Eládia)

4ª série (Humberto)

4ª série (Cleide)

4ª série (Keila)


21/10/11


Noite: A partir das 19h - PARÓDIA LITERÁRIA


Será realizada por alunos de 5ª a 8ª séries, sob orientação dos professores responsáveis. Cada obra escolhida atenderá as características dos personagens como prevê o regulamento.

Atenção: O encerramento deste evento culminará com o dia da “Família na escola.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre este blog

Sejam Bem Vindos ao nosso Novo Blog.